Viagem para Europa: verão ou inverno?

Olha só quem voltei! Haha

Para quem sentiu saudade, estou cheia de novidades sobre minhas aventuras no outono e inverno europeu. E para quem não sentiu, me aguente pois 2019 PROMETE!

Bem, para dar início a minha “coletânea” de posts dedicados à viagem, é preciso, primeiramente, decidir os prós e contras a respeito da estação.

Pois bem, viagem para Europa: verão ou inverno?

Particularmente já viajei para vários países europeus no verão, ou seja, dias com praticamente 15h de luz solar, muitos turistas, muitas filas e, principalmente, muito calor!

Em dezembro de 2018 tive a oportunidade de conhecer o finalzinho do outono e início do inverno europeu e farei, portanto, uma breve análise comparativa das duas estações do ano.

VERÃO

PRÓS:

Luz solar

Como já disse antes, no verão europeu temos mais de 15h de luz solar, o que é maravilhoso para o turista pois permite vários programas ao longo do dia!

Vestuário e mala

Por conta do calor as roupas da viagem são mais leves, ficando a mala igualmente mais leve. Desta forma, as consumistas de plantão (no caso euzinha), têm a possibilidade de fazer umas comprinhas sem correr o risco de pagar peso extra de bagagem!

Temperatura

A própria temperatura, uma vez que muitas pessoas não gostam de fazer muitas atividades no frio. De fato o friozinho da aquela preguicinha, né?

Flora

A Europa é encantadora não só por toda a sua história e monumentos, em muitos a beleza natural do local de destino é um fator determinante. No verão somos todos agraciados com as belezas e cores diversas das flores.

CONTRAS:

Turistas e filas

O verão é sem duvida a época mais procurada pelo mundo todo, assim, toda e qualquer atração ou monumento fica simplesmente LOTADO! Em alguns casos o passeio realmente perde a graça por conta das filas gigantescas e superlotação, como por exemplo ver a Mona Lisa no museu do Louvre, em Paris). Sem mencionar que as fotos ficam cheias de cabeças intrusas.

Temperatura

Novamente, a temperatura. Alguns se sentem bem fazendo vários passeios e atividades no calor e no sol, outras, no entanto, podem cansar bastante…

Preços altos

As passagens aéreas são bem mais caras, assim como os preços dos produtos das lojas e da alimentação.

Reserva em restaurante

Em busca de sombra e refresco nas lojas, cafés e restaurantes será necessário consumir algo, e, é claro, filas e mais filas para conseguir mesa sem reserva em alguns restaurantes.

INVERNO

PRÓS:

Temperatura

A temperatura mais baixa, pelo menos para mim que sou de Goiânia, foi uma experiência sensacional! Nunca tinha vivenciado temperatura negativa e, estando bem aquecida, é uma delicia!

Vestuário de inverno

Para quem ama o vestuário de inverno, viajar nessa época é um grande passatempo! Amei combinar meus looks de inverno! Casacos, botas e tênis, cachecol e mil toucas e gorros! Haha

Menos turistas e filas

Ao contrário do verão, no inverno, as atrações e passeios ficam com uma quantidade razoável de turistas, inexistindo, portanto, filas muito longas ou superlotações. As fotos ficam maravilhosas!

Promoções de passagens aéreas

No inverno europeu existem várias promoções de passagens aéreas, o que ajuda e muito no orçamento da viagem!

Natal

Para quem ama o Natal (euzinha novamente), o inverno é a concretização de um sonho: ruas e vitrines enfeitadas, árvores de Natal em todo canto, musiquinhas de Natal, promoções, muito chocolate quente, patinação no gelo… Ou seja, uma vibe encantadora!

Flora

Assim como no verão, o inverno também possui sua beleza natural com as árvores sem folhas, a grama verdinha e praticamente sem flores nos parques e jardins. Pessoalmente acho um cenário muito romântico.

Dieta

Bem, não sei vocês mas particularmente senti menos fome no inverno, o que igualmente colabora pro orçamento da viagem. No verão, por conta do sol e do calor, estamos sempre comprando sorvete, bebidas geladas, água. Já no inverno isso não acontecia comigo. Enfim, meramente um achismo meu.

CONTRAS:

Luz solar

Ao contrário do verão, o inverno europeu nos “tira” muitas horas de luz solar. Geralmente as 16h já está anoitecendo, então, é preciso programar bem os passeios.

Temperatura

A temperatura pode ser um verdadeiro empecilho para quem não gosta ou não sente muita disposição no frio. Ressaltando sempre que de fato faz bastante frio em alguns países!

Vestuário

Como é necessário se preparar bem para enfrentar o frio, investe-se um pouco mais nas roupas da viagem, o que pode aumentar um pouco o orçamento. Além do gasto com as roupas de frio, eu vivi o constante medo da mala ultrapassar o limite de peso! Haha

Clima

Não é todo dia, nem durante o dia todo, mas é importante estar preparado para lidar com ela, a chuva! Em alguns casos o tempo nublado e chuvoso pode mudar totalmente a programação do dia (eu por exemplo, não tive condições climáticas de subir na Torre Eiffel no inverno por conta de muita neblina).

Bom, a princípio essas são as diferenças mais marcantes, para mim, acerca de viajar para Europa no inverno e no verão.

E você, já percebeu outra diferença ou discorda de alguma que eu falei? Me conta! ♥️

Um comentário sobre “Viagem para Europa: verão ou inverno?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s