Cidade italiana dá cerveja e sorvete para quem decide não usar carro!

Bolonha, uma cidade no norte da Itália, decidiu incentivar a diminuição de circulação de carros e está oferecendo recompensas a quem opta por se locomover com transporte público e bicicleta.

Dentre as recompensas estão cerveja, sorvete e ingressos para cinema, tudo grátis!

Se você está se perguntando como, eu explico: através do aplicativo Bella Mossa, em português “Bom Trabalho”. Basta baixar o app, cadastrar seus trajetos feitos de ônibus, bike ou até mesmo a pé e depois trocar os pontos adquiridos por brindes em estabelecimentos credenciados. Atualmente há mais de 100 estabelecimentos participantes.

O aplicativo possui um sistema que detecta fraudes através de GPS e observa a velocidade do usuário juntamente com o trajeto percorrido para confirmar se a pessoa realmente estava dentro do ônibus ou pedalando.

Detalhe: a aquisição dos pontos leva em conta a assiduidade e não a quilometragem, estimulando, desta forma, que as pessoas usem meios de transporte mais limpos de forma continuada, como rotina.

Além dos brindes e recompensas, o usuário consegue ver quanto gás carbônico ele deixou de emitir no meio ambiente cada vez que optou por não andar de carro.

Essa iniciativa recebeu recursos da União Europeia e foi implementado em 2017. Durante os seis primeiros meses, o sistema Bella Mossa registrou 3,7 milhões de quilômetros percorridos pelos usuários.

Uma iniciativa super legal, né?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s