Conheça a moissanite: uma opção de pedra mais barata que o diamante!

A moissanite, moissanita ou carborundum, por ser aparentemente muito parecida com o diamante, é uma alternativa excelente para quem não quer gastar muito com anel de noivado.

Descoberta originalmente em 1893, pelo cientista francês Henri Moissan, no Canyon Diablo, no estado do Arizona (Estados Unidos), é conhecida por ter “nascido das estrelas”, sendo uma das pedras preciosas mais cintilantes do mundo. Ao ser encontrada em uma cratera criada por um meteorito que caiu na Terra, Henri pensou que eram de diamantes (feitas de carbono). Depois, após pesquisas, concluiu que, na verdade, os cristais tinham como matéria-prima o Carbeto de Silício.

Obviamente que a moissanite original é extremamente rara e difícil de encontrar na natureza atualmente. Mas existem versões acessíveis e disponíveis para compra, que foram criadas em laboratório após anos e anos de tentativas e erros, usando as partículas descobertas anteriormente por Moissan como ponto de partida.

Moissanite X diamante

  • Resistência:

O diamante ganha na questão da resistência, sendo classificado como o mineral mais duro já encontrado na natureza. A moissanite possui resistência superior a de pedras como a safira e o rubi, por exemplo, o que também a torna bastante resistente a riscos.

  • Brilho:

No quesito brilho, moissanitas e diamantes são lapidados de formas diferentes, o que impacta na refração da luz das duas pedras.

Em suma, a moissanite tem um brilho mais artificial e menos específico em comparação ao do diamante.

  • Cor:

Por mais que as moissanites sejam consideradas gemas incolores, quando atingidas pela luz podem apresentar traços de tonalidades amareladas ou acinzentadas. Os diamantes (naturais ou criados em laboratório), por sua vez, não costumam mudar de tom.

  • Preço:

Enquanto os custos de um anel de diamantes variam conforme a cor, o quilate, a pureza e a lapidação, podendo ficar cada vez mais caros, o valor da moissanite muda, na maioria das vezes, de acordo com o tamanho da gema, apenas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s