Por que dia 1º de abril é o dia da mentira? Você sabe?

O dia 1º de abril é conhecido como o dia da mentira no Brasil e em diversos outros países como Reino Unido, Irlanda, Polônia, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia, França e muitos outros.

A versão mais comum das origens desta data comemorativa tem a ver com a mudança dos calendários, no século 16 mesmo.

Até 1582 imperava o calendário juliano. Nele, o fim do ano era em 25 de março, e as festas de ano novo duravam uma semana, até o dia 1º de abril. Com o advento do calendário gregoriano (que usamos até hoje), o primeiro dia do ano passou a ser 1º de janeiro.

Muita gente, contudo, continuou celebrando o ano novo em abril. Estes eram caçoados pelos que já haviam adotado o calendário novo, e eram chamados de tolos.

Em inglês, o 1º de abril é chamado de “April Fools’ Day”, ou “Dia dos Tolos de Abril”. Há um registro do escritor e filósofo John Aubrey, em 1686, chamando o primeiro de abril de “fooles holy day”, ou “dia sagrado dos tolos”.

Curiosidade: tradições do 1º de abril ao redor mundo.

Na França, Itália, Bélgica, Holanda e em algumas regiões da Suíça e do Canadá, existe uma tradição de colar um peixe de papel às costas das pessoas sem que elas percebam que foram vítimas desta brincadeira. O peixe é um personagem importante nesse dia, e pode ser citado em notícias no jornal e em cartões comemorativos.

Em países nórdicos como Dinamarca, Suécia e Noruega, os jornais veiculam notícias falsas e mas inofensivas. Em geral são notícias divertidas e surreais, e, por isso, facilmente identificáveis.

Na Inglaterra, as brincadeiras do dia da mentira são bem vindas até o meio-dia. Depois dessa hora, quem faz as pegadinhas é que é tachado de bobo.

Na Irlanda, a tradição manda entregar uma carta importante, em um envelope selado, para alguém, e pedir para que ela seja entregue para outra pessoa.  A ideia é que a carta vá passando de mão em mão. Quem não resistir e abrir vai dar de cara com a mensagem “send the fool further”, ou “mande o bobo mais longe”.

Fonte: https://mdemulher.abril.com.br/estilo-de-vida/por-que-dia-1-de-abril-e-o-dia-da-mentira/

Legal né?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s