Flores e seus benefícios para a pele!

Você sabia que cada vez mais marcas têm usado ativos florais para tratar a pele graças a seus antioxidantes e outros poderosos ingredientes?

Além de belas, as flores possuem antioxidante, como os flavonoides, que pode conferir uma abundância de benefícios para a pele humana, como por exemplo efeitos antibacterianos, antioxidantes e anti-infamatórios.

Sabendo disso, o mercado cosmético tem investido em pesquisas e novos lançamentos baseados nos ativos presentes em diversos tipos de flor.

Pioneira no uso de flores em suas fórmulas, a L’Occitane en Provence tem uma plantação própria de lavanda de quase 100 mil metros quadrados no sul da França, de onde retira todo o extrato usado em suas fórmulas que levam ativos dessa flor. As propriedades aromaterapêuticas da lavanda são conhecidas há séculos, e os poderes da planta de acalmar e “chamar o sono” foram documentados em inúmeros estudos. Um deles, especialmente interessante, publicado na Psychiatry Research em 2007, descobriu que simplesmente cheirar a lavanda diminuiu os níveis do cortisol, o hormônio do estresse, e proporciona a eliminação de radicais livres. (Trecho retirado da revista Elle: https://elle.abril.com.br/beleza/como-as-flores-sao-usadas-para-tratar-a-pele/).

Ha que de ressaltar que o verdadeiro potencial das flores está apenas começando a ser descoberto, particularmente quando se trata de cuidados com a pele. No Laboratório de pesquisa e desenvolvimento da L’Occitane, em Manosque, muito perto dos campos de lavanda, mais de 100 cientistas operam instalações de extração de plantas com alta tecnologia e vários laboratórios de última geração em que o poder das flores é analisado em seu nível mais minucioso.

A exemplo das flores que vem sendo estudadas mais profundamente temos a flor immortelle, que não murcha nunca, mesmo depois de colhida, e cujo extrato é usado na linha do mesmo nome da L’Occitane. Uma nova versão mais concentrada, com mudança da fórmula do Óleos Antissinais Divine, acaba de chegar ao Brasil com a proposta de combater rugas, falta de firmeza e de viço com base em ativos extraídos da flor.

Lançado este mês no Brasil, o Micro-Huile de Rose, da linha Prestige, da Dior, é formulado com propriedades únicas da rosa de Granville, que cresce exclusivamente no Vale do Loire, na França. “Nesse caso, as moléculas que uma flor usa para a autorreparação e a defesa contra os agressores, como o sol, podem ajudar a ressincronizar e nutrir a pele”, acredita Mauvais-Jarvis. Depois de cinco anos e 150 tentativas de fabricação, o Micro-Huile agrega uma variedade de 20 nutrientes encontrados na planta, incluindo ômegas 3, 6 e 9 e vitaminas E, B3, B5 e C. Eles não apenas contribuem para o fortalecimento e a hidratação do tecido epidérmico mas também para uma microcirculação saudável. (Trecho retirado da revista Elle: https://elle.abril.com.br/beleza/como-as-flores-sao-usadas-para-tratar-a-pele/).

A lista de flores embelezadoras está constantemente crescendo mas, infelizmente, em muitos lugares do mundo não há o investimento adequado para a exploração ideal do potencial das flores. Na Colômbia, por exemplo, de acordo com especialistas há mais diversidade de plantas por metro quadrado ou massa terrestre do que no Brasil. É um país rico em certos grupos de plantas, como orquídeas, mas devido à situação política eles ainda não foram totalmente mapeados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s